segunda-feira, 16 de novembro de 2015

JairVCardoso

Jair nasceu em Porto Alegre, extremo sul do Brasil, em 17 de Outubro de 1949.
Desde cedo é um apaixonado pelas artes plásticas – dado que suscitou sua curiosidade em pesquisar a obra dos grandes mestres.
Variedades de insetos com seus zumbidos, formatos e colorações, ainda, o fascinam. Assim como as lembranças das “Marias Fumaças”, trens a vapor, que com seus apitos, chaminés fumegantes e o lento arrastar de seus vagões, compunham parte do seu universo estético.
E eles foram, certamente, decisivos para o seu interesse pelo desenho desde a infância.
Em Lisboa, onde vive atualmente, esse artista deu prosseguimento à sua pintura. Segundo ele, essa cidade de poética beleza, muita história e peculiaridades, o inspirou para tal continuidade.
Formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), obteve a equivalência do seu diploma na Universidade Técnica de Lisboa.
Tendo um conjunto de trabalhos que vão desde o desenho até à escultura, é na pintura que Jair tem por ora experimentado texturas, volumes, sombreados, cores e movimentos. Está inserida na vertente “Nova Figuração Narrativa”, onde o autor coloca suas vivências e o seu imaginário em figuras elaboradas e baseadas em histórias. Paralelo a isso compõe, também, retratos numa técnica minuciosa e realista.

Sem comentários:

Enviar um comentário