segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"Porcaria" de JairVCardoso


JairVCardoso é um arquitecto e artista plástico luso-brasileiro que, desde cedo, se apaixonou pelas artes plásticas, o que suscitou a sua curiosidade pelos grandes mestres.

Em 2013 expõe em Portugal, nos espaços culturais “Tinturaria”, na Covilhã e “Moagem”, no Fundão, apresentando a série “PORCARIA”. Nesta série, através da pintura figurativa tradicional, o artista coloca o seu olhar crítico sobre o quotidiano, tratando os perigos da banalização, tema central da sua obra.

Utilizar o tema “PORCARIA“ para desenvolver uma série de pinturas, foi um gancho, uma metáfora para tratar de um tema que me inquieta:... a BANALIZAÇÃO.
Assistir a matança de um porco, fato frequente no meio rural, fato folclórico, tradicional e fonte de sustento das pessoas, para mim foi extremamente chocante.
Ver um animal desesperado e consciente da eminente morte. Os gritos de pavor.
A impotência diante de um grupo de pessoas, que o amarram, amordaçam e executam. Sendo queimado para a esfola sem estar completamente morto. Não questiono o ritual, a tradição.
Alerto que um ato que é banalizado para uns, é um tremendo choque para um desacostumado. Toda a banalização é perigosa. A banalização exclui a crítica, exclui o critério moral. Banalizados pelos carrascos foram os assassinatos do holocausto, os actuais assassinatos em guerras, a aceitação de políticos corruptos, o desrespeito pela natureza, e por aí vai...infelizmente.
Repito.... não julgo a tradição. Choca-me toda a banalização e o perigo que traz consigo. Ironizo e ponho no meu trabalho o convívio e a loucura dos relacionamentos do mundo em que vivemos.

JairVCardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário